Sobre as biografias de youtubers

quarta-feira, outubro 14, 2015

Sem dúvida alguma, na internet o momento é dos grandes blogueiros e youtubers. Alguns criam conteúdos legais e que valem à pena a nossa atenção, já outros... simplesmente ligam uma câmera e falam asneira ou escrevem qualquer bobagem na folha no Word. 

Falando em escrever... Vocês já perceberam a quantidade de blogueiros e youtubers que agora estão entrando no mercado literário? Como eu disse anteriormente, alguns produzem coisas excelentes, já outros... esses apenas querem contar a sua ~incrível~ história de como conquistou a tal fama na internet. 
Não me interpretem como “recalcado”, invejoso ou sei lá qual o termo do momento, mas... eu simplesmente acho desnecessária essas biografias de youtubers. Pra quê ocupar páginas com histórias que já vimos em vídeo ou até mesmo nas fotos publicadas nas redes sociais? 

É simplesmente desnecessário.

O mais chato em ver tudo isso é o fato das editoras estarem correndo atrás desse pessoal, como se eles fossem a salvação do mercado literário. Poxa, eu vejo tanta gente no anonimato que tem um absurdo talento pra escrita. 

Tem aquela gordinha da faculdade, minha amiga, um primo... Simplesmente estou rodeado de pessoas (fisicamente ou virtualmente) que têm um puto talento pra escrever, mas não têm oportunidade.
Quando eu digo escrever, refiro-me à criar história, um novo mundo... Porque escrever todo mundo sabe (eu acho!). Simplesmente é fácil sentar na frente de um computador e começar a escrever sobre a própria história, como se ela fosse salvar a vida de muita gente. 

Os youtubers compartilham as histórias deles nos seus canais. Será se eles acreditam mesmo que irão conseguir mais público através das vendas dos livros (que não trazem novidade alguma)? Creio que não! 

Sinceramente, a pessoa que vai comprar uma biografia desses famosos, só adquirem o livro porque já os conhecem; dificilmente será porque achou interessante a sinopse (e o que colocar mesmo lá mesmo? “Fulano de tal que ficou famoso na internet e bla bla bla"? ZzZZZZZZZzzzz). 

Enfim... 
Repito novamente: é desnecessário desmatar pra publicar tanto conteúdo fútil. FÚTIL SIM! Se fosse uma história nunca contada, teriam o meu total apoio.

Você pode gostar também:

18 Comentários

  1. Concordo com você, também acho desnecessário. Com o blog, passei a conhecer muita gente que escreve super bem e não consegue uma editora para publicar seus livros e quando fui à Bienal, vi filas enormes para comprar os livros desses youtubers, acho injusto com quem realmente escreve.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  2. Discordo do que você disse. A oportunidade é dada pra todos, só que há aqueles que não correm atrás e outros que já tem certa facilidade (e sorte tbm, vai!).

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! É bem o que penso... Na verdade, acho biografias de qualquer pessoa desinteressante. Eu não me importo nem um pouco pela vida pessoal de alguém que eu curto o trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus. Você não desiste de escrever besteiras... ZzZzzzzzzzzzZZZZ

    ResponderExcluir
  5. Só li verdades, são inúteis essas biografias e não acrescentam nada pra ninguém. Tem gente boa sim e com muito talento, mas as editoras são lentas e buscam quem tá "bombando"no momento.
    Adorei a reflexão Adriel ;)
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  6. Sabe, Adriel, às vezes fico me achando ~a recalcada~ pro criticar tanto esse tipo de coisa. Até mesmo a Bruna do depois dos Quinze. Falta concordância, erros ortográficos e gramaticais... enfim. Acho que no fim das contas o sucesso dos livros em parte é do revisor e editor. Eu comprei o livro do Frederico Elboni (não gostei) e pretendo comprar o do Daniel Bovolento, mas aí é diferente. O foco dos blogs deles já é a postagens de textos autorais e tals.
    Não vou negar: adoraria ter nascido com o traseiro virado pra lua e conseguir algo assim também. E é bem o que você disse: quanta gente eu não conheço que anda muito melhor na escrita do meuitos desses aí, hein?
    Enfim, que bom pra eles, né, não?
    um beijo! Aaaahhh, curti muito o tema novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu li só o da Isabella Freita e não curti muito. e sim: eles têm muita sorte.

      Excluir
    2. O da Isa eu li tbm. Curti bastante o primeiro pq era o que eu precisava ler na época, sabe? Tentei ler o segundo e não rolou, detestei...

      Excluir
  7. Nossa, você falou praticamente tudo o que eu penso!
    Eu não curto muito biografias no geral, mas acho que se é pra eu ler uma que seja de alguma pessoa que realmente tenha uma história interessante para contar, não um adolescente falando da sorte que teve por colocar um vídeo na internet e hoje estar rico e famoso. Posso estar enganada por nunca ter lido nenhuma dessas biografias e nem saber quem é metade desses Youtubers famosos, mas não acredito que elas tenham nada de super útil/interessante para acrescentar na minha vida.

    ResponderExcluir
  8. exatamente: não acrescenta nada na nossa vida. leitura boba!

    ResponderExcluir
  9. Fico revoltada quando vejo youtubers escrevendo livros e vendendo milhões.Nós escritores de verdade muitas vezes temos um trabalhão para inventar uma história legal,inventar personagens,cenários,etc e ninguém dá valor,aí a pessoa resolve fazer um livro sobre a vida dela e vende milhões só porque faz vídeos?Nada contra biografias,mas só acho legal quando a pessoa têm uma história inspiradora,quando venceu na vida,etc.

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook