Como é trabalhar no departamento de marketing de uma empresa?

sexta-feira, julho 11, 2014




Tenho quase certeza que muitas pessoas não dão valor àquelas propagandas que encontramos na tevê, internet, panfletos e em trocentos outros materiais. Eu entendo essas pessoas! Até outro dia eu era leigo no que diz respeito à marketing e não entendia bulhufas de nada. 

Porém, o ano de 2014 começou totalmente diferente para mim, já que resolvi sair do meu antigo emprego, onde trabalhava na redação de um portal de notícias. Fiz isso porque surgiu uma vaga no departamento de marketing da rede de supermercados de um tio, e há séculos eu queria trabalhar com isso. 

Não é fácil! A princípio, tudo parece uma maravilha, mas com o passar do tempo a gente percebe que marketing não é só sentar numa cadeira e criar. Antes de partir para a produção, é necessário realizar milhares de reuniões, apresentar pré-projeto, rezar para ele ser aprovado e bla bla bla.

Local de trabalho

No departamento de marketing onde trabalho, constantemente fazemos reuniões para definirmos qual assunto/tema trabalharemos na semana/mês e qual mídia será utilizada (internet, rádio, tv...). 

Vale ressaltar aqui que nós cuidamos da imagem de três grandes supermercados e um atacado. Ou seja: a culpa de qualquer treta que, por ventura, acontecer cairá sobre o departamento de marketing. :-(

Ah!, a nossa sala é mais bagunçada do que a minha vida, viu?! Eu pensava que apenas minha mesa era bagunçada porque eu sou MUITO desorganizado, mas eu percebi que lá no escritório todos somos meio “largados”. Nosso foco é a tela do computador e blocos de anotação. O resto é resto! ;)

Profissionais 

Para cortar gastos, a empresa contratou seus próprios funcionários e não precisa pagar por serviços terceirados.  Sendo assim, no nosso departamento nós temos um editor de vídeo, texto, designer, produtor de spot (aquelas propagandas de 30 segundos para rádio), nosso diretor e eu, que ajudo em tudo, já que não tenho nenhuma formação específica. Hahahahaha.

Para trabalhar com marketing de empresa, além de ter uma formação, é necessário ser criativo, conhecer o público à qual vai trabalhar e, o principal, não ter uma rotina. Dificilmente você cansa do seu dia a dia , pois sempre o assunto trabalhado muda, você se envolve com novas pessoas...

Trabalhar com marketing cansa como qualquer outro trabalho. Esse ramo, em específico, deixa a sua mente bastante cansada, já que você tem que tentar entender a "cabeça" alheia, saber qual será a reação do público-alvo... 

Salário 

Sim, ganha bem! Hahahaha. Já vi pessoas lá do escritório ganharem mais de R$ 7 mil em um mês.

Geralmente o salário dos marqueteiros variam de região para região. Aqui na minha cidade, por exemplo, o salário base para esses profissionais (com formação!) é de três salários mínimos.

Enfim, ser o responsável pela alegria alheia e transmitir informação é ótimo. A cada dia me apaixono mais pelo marketing e já penso em fazer uma faculdade de publicidade assim que terminar Direito. Tudo a ver, né?! Mas é assim mesmo...  

Você pode gostar também:

8 Comentários

  1. Oi, Adriel!
    Legal ver esse outro lado, pq lá na firrrma, organização é primordial (sou analista de qualidade, inclusive, tenho que ser exemplo nessa paradas de organização, 5S e tals), tudo depende do foco da atividade, né?
    Uma das minhas melhores amigas fez Propaganda e Marketing focado pra criação e ela sempre comenta de comerciais qdo estamos juntas, acho legal conhecer o outro lado ^^
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a organização aqui, tô tentando deixar a minha mesa arrumada e até que tô conseguindo. hahaha

      Excluir
  2. Na época que eu tava fazendo os cursos no Senac cogitei fazer algo relacionado com Marketing, mas aqui só tem um curso de publicidade e propaganda numa facul privada e eu não teria como pagar. Mas é bom saber como funciona as coisas.
    Onde eu trabalho é bem organizado, por ser uma escola de idiomas, mas tem horas que eu sou a bagunça em pessoa, pq saio de uma sala pra outra, com pilhas de tarefas dentro da pasta, fora o material das turmas comigo, o som, minha bolsa... xD
    ;*

    ps: ei, dá uma olhadinha no link do teu blog na hora de comentar, tá saindo "blogpost" no lugar de "blogspot"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já arrumei o link. Na pressa, acabei digitando errado. Vlw! :*

      Excluir
  3. Você voltou! *-* que legal!
    Realmente, trabalhar com comunicação de uma forma geral é muito, muito complexo. É necessário ser responsável e estar atento o tempo todo, porque são muitos detalhes que permeiam qualquer tipo de divulgação e o menor deslize pode causar o maior dos problemas. Eu que sei! Quando trabalhava em agência, qualquer errinho e eram 5000 flyers jogados fora... Mas é uma boa área pra quem é criativo, não gosta da mesmice e adora ficar sempre conectado. xD
    Beijos!

    [www.luvadepelica.com.br]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito complicado mesmo, mas ver a ideia tomando corpo e dando certo não tem preço! <3

      Excluir
  4. aaahhhhhhhhh! eu quero trabalhar com isso... ano passado mesmo tomei essa decisão e cheguei à conclusão de que PRECISO mudar de área. minha primeira solução foi começar uma pós-graduação com especialização em marketing, para que aos poucos, eu consigo migrar de uma área para a outra... acho que com minha formação de designer, já tenho meio caminho andado, pois a parte criativa e de solução de problemas reflete bastante nas atribuições do profissional de mkt. se deus quiser, vou conseguir sair da internet e trabalhar em uma empresa grande, no setor de mkt e planejamento... torce os dedos aí! vou virar tua concorrente... hahaha! beijoooo =***

    ResponderExcluir

Receba dicas, sorteio e afins na Newsletter do #NVCD

* indicates required

Sobre o blog


No ar desde 2011, o "Não me venha com desculpas" é um blog pessoal, feito por uma pessoa (a)normal.

Facebook